Segment Logo

SEGMENT

O SEGMENT é um Projecto Europeu com a duração de 3 anos que tem como objectivo testar o uso da metodologia de Segmentação de Mercados para tentar convencer os seus públicos alvo a alterar comportamentos face à mobilidade e adoptar formas de transporte energeticamente mais eficientes. O projecto está focado na utilização de momentos chave de mudança de vida que forçam as pessoas a questionar os seus hábitos de deslocação, bem como na metodologia de segmentação do mercado para exponenciar o impacto das campanhas de gestão da mobilidade que serão produzidas para esses efeitos. A Cidade de Almada, em Portugal, e 6 outras cidades europeias parceiras do projecto, vão utilizar o enquadramento que este projecto lhes dá para testar esta metodologia e tentar perceber se a abordagem referida pode ter sucesso usando uma quantidade limitada de dados do mercado. O SEGMENT permitirá assim criar conhecimento para permitir implementar campanhas de alteração comportamental por toda a Europa.

Os resultados do projecto serão:

 

  • Um modelo e metodologia de segmentação do mercado transferíveis: a recolha e a análise de dados maximizará a integração das convicções pessoais com os critérios de decisão associados a momentos chave de mudança de vida; será um modelo replicável em todos os 27 Estados Membros da EU, testado e implementado em Almada e outras 6 cidades europeias parceiras do projecto.
  • Campanhas de marketing direccionadas, a implementar em Almada e outras 6 cidades europeias parceiras, que conduzam à mudança de atitudes (percepção, satisfação, familiaridade, favorecimento, aspirações, valores) e comportamentos com vista à sustentabilidade nos transportes (medidas pela comparação entre resultados de inquéritos e dados recolhidos em cada cidade).
  • Criação de competências e conhecimento nos transportes na Europa, para aumentar e acelerar a adopção e transferência de boas práticas na Europa, relacionadas com o desenvolvimento implementação e monitorização de campanhas de marketing no sector dos transportes, aperfeiçoadas pela aplicação de marketing social a públicos definidos por momentos chave de mudança de vida.

 

Para mais informação sobre o desenvolvimento do projecto em Almada podem ser encontradas na página web da AGENEAL.

Se está interessado em obter mais informação sobre o projecto, contacte directamente o parceiro nacional através do endereço pedro.machado@ageneal.pt.

Download Brochure